HOME / NOTÍCIAS / NOTÍCIA

22 abril / 2020

Bancos oferecem prorrogação de dívidas de financiamentos

Por conta da pandemia do novo coronavírus e seus impactos, alguns bancos estão permitindo a prorrogação do pagamento de financiamentos

Alguns bancos estão prorrogando de 60 a 90 dias o pagamento das parcelas de financiamento de imóvel, veículo, empréstimo pessoal, crédito direto ao consumidor e outros financiamentos.

Essa prorrogação foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e tem como intuito ajudar os brasileiros que perderam ou tiveram redução de renda por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

Bancos participantes

Banco do Brasil[https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/solucao-de-dividas/renegociacao-de-dividas-atrasadas?utm_source=PortalBB&utm_medium=BoxProdutosHome&utm_campaign=canaisdigitais#/], Bradesco[https://banco.bradesco/coronavirus/], Caixa[http://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx], Itaú[https://www.itau.com.br/emprestimos-financiamentos/]e Santander[https://www.santander.com.br/campanhas/santander-te-apoia]já estão atendendo os consumidores que precisam pausar por dois meses ou três meses as parcelas dos financiamentos.

 

Quem pode e quem não pode pedir a pausa nos pagamentos

A exigência para solicitar a pausa emergencial de pagamentos de prestações é estar com os pagamentos em dia. Quem já estiver inadimplente não poderá fazer o pedido.

A exceção é na Caixa, que está aceitando pausar os financiamentos até para quem tem duas prestações em atraso.

Só que quem usa o FGTS para pagamento de parte da prestação da casa própria não poderá solicitar a prorrogação dos pagamentos.

 

Como ficarão estas prestações?

As prestações pausadas agora serão adicionadas no final do financiamento. Durante o período de pausa será mantida a taxa de juro contratada e não haverá a cobrança de multa.

 

Como pedir a pausa

Cada instituição bancária ou financeira criou regras próprias. Você deve procurar o banco com o qual trabalha para verificar as condições, de preferência pelos canais digitais, para evitar a propagação do novo coronavírus.

 

Quanto tempo demora para a resposta dos bancos

Os interessados nesta pausa de pagamentos de financiamentos devem conversar com o banco para saber o tempo de espera para o ok da solicitação.

A Caixa informa que, após a solicitação por parte do cliente, o pedido será processado em até 48 horas, com a data retroativa.

 

Prorrogar ou não?

A decisão de prorrogar ou não o pagamento de algum financiamento financeiro que possui vai depender das suas condições financeiras e também das condições impostas pelo banco nessa prorrogação.

Por isso é importante estar com o seu orçamento na ponta do lápis. Caso as condições oferecidas pelo banco sejam as vantajosas e você já fez as contas e percebeu que não vai conseguir pagar o financiamento, adiar pode ser uma boa opção.

Mas lembre-se: essa conta uma hora vai chegar, já que se trata de um adiamento, e não de um perdão da dívida. Ou seja, é importante se planejar para encontrar formas de quitar essas dívidas prorrogadas no futuro.